Local do Evento

O MUNICÍPIO DE RIO TINTO

Importante cidade da Paraíba, Rio Tinto localiza-se no litoral norte do Estado (Figura 01), fazendo divisa com os municípios de Mataraca, Baía da Traição e Marcação ao Norte; Mamanguape e Capim a Oeste; Santa Rita e Lucena ao Sul e o Oceano Atlântico a Leste.

Figura 01 - Localização do município de Rio Tinto

Possui um considerável acervo em arquitetura civil, com alguns prédios com estilos germânicos e um requisitado conjunto de aprazíveis praias, entre as quais destaca-se Praia de Campina, que compõe juntamente com Oiteiro, Barra de Miriri e Barra de Mamanguape, o maior pólo de lazer; sendo também principal área de ocorrência e reprodução de peixe-boi marinho, um zelo por um dos últimos refúgios desse animal em todo o País.

PRAIAS
Rio Tinto tem 11 quilômetro de praias virgem com águas mornas e transparentes, é o potencial turístico no litoral norte paraibano. Um dos aspectos mais interessantes é a regularidade costeira, quebrada apenas por tranqüilas enseadas e pelas estreitas fozes dos rios. Na beira-mar, a faixa de terra se alterna com dunas, restingas, manguezais e falésias altas e íngremes. Neste cenário paradisíaco, surgem praias como a de Praia de Campina, Oiteiro, Miriri e Barra de Mamanguape, algumas delas abrigando ainda colônias de pescadores. Porém, já dispõe de infra-estrutura turística, como pousadas, restaurantes, e com boas vias de acesso.
Praia de Oiteiro - O lugar é paradisíaco! Uma pequena elevação, toda gramada, cercada por coqueiros e com um mar maravilhoso, possui excelente área de camping. Apresenta o encontro de água doce, do rio, com água salgada do mar. Sendo uma praia virgem.
Praia de Campina - Principal praia do Município, rasa, com ondas fortes, boa para surfe e faixa larga de areia fina e batida. Predomina veranista do próprio município como também da capital e de outros estados. Tem coqueiros, morros ao fundo e uma vila de pescadores.
Barra de Mamanguape -. Além do belo visual, você também pode visitar a estação do Ibama onde funciona o projeto de preservação do Peixe-boi Marinho. Outro espetáculo para se assistir é o encontro do rio Mamanguape com o Oceano Atlântico. A Barra de Mamanguape é também uma das áreas-piloto do programa das reservas de biosfera da Mata Atlântica da UNESCO.





















































Atrativos Históricos
Antes as sessões de cinema em Rio Tinto eram ao ar livre onde hoje é o Mercado Público. Até que em 1944 foi construído o Cine-Teatro Orion, palco de grandes atrações, com espaço coberto de 2.000m³, com treliças em concretos e um salão com duas grandes fileiras de cadeiras em concretos e madeiras, além das cadeiras com a mesma estrutura no "sote" (camarote junto a cabine de projeção), com capacidade total para 1.857 pessoas sentadas.









Em maio de 1965 os irmãos David (Abel e Walfredo) arrendaram o Cine-Teatro Orion e foram os responsáveis, por muitos anos, pelo desenvolvimento e sucesso desta casa em nosso Município e no Vale do Mamanguape.
Porto Novo - Antigo porto, a 12 quilômetros da foz do rio Mamanguape, construído pela família Lundgren, servia para o desembarque de peças mecânicas de até 100 toneladas conduzidas desde o Porto de Cabedelo em barcos da própria fábrica. Situado no manguezal, o cais ainda existe, mas inativo. Até a década de sessenta aportavam iates com cerca de 70 toneladas. A estrada até ele fica no meio do manguezal e precisa ser aterrada constantemente para não submergir na dinâmica das marés.










Santuário de Nossa Senhora de Fátima - Localizada na Avenida Santa Elizabeth - s/n, teve início a sua construção em 16 de novembro de 1998 e o término em 10 de outubro de 1999. Toda sua construção foi feita em rítimo de mutirão, com a participação ativa de toda a comunidade, seu principal idealizador foi o vigário da cidade Padre João Batista Ferreira, a edificação recebeu ajuda financeira da Diocese da Paraíba. Seu interior é simples, toda construída em alvenaria, possui apenas a imagem da Virgem de Fátima, o crucifixo de Jesus Cristo e o Santíssimo Sacrário.











Palacete - Mais precisamente na Vila Regina, ainda hoje está de pé o Castelo, residência construída para hospedar o Coronel Frederico Lundgren na suas visitas a Rio Tinto. No entanto, o que se dizia na cidade, na época da segunda guerra, era que aquele se destinava a hospedar Hitler quando este viesse ao Brasil como vitorioso da guerra. Assim é que, após o término da guerra, a população de Rio Tinto, insuflada por discursos inflamados de nacionalistas, se voltou contra os alemães que residiam na cidade, funcionários da Companhia de Tecidos Rio Tinto. Além de invadir alguns chalés no centro da cidade, a massa enfurecida escalou muros do Castelo e destruiu internamente quase tudo. Os invasores só não levaram o que não conseguiram.











Igreja Nossa Senhora dos Prazeres e Cruzeiro de Monte-Mor - Após a saída dos holandeses, os jesuítas reorganizaram uma aldeia indígena na atual Mamanguape. Muitos os colonos foram para lá e como havia desavenças entre eles e os índios, estes últimos foram transferidos para uma colina, onde fundaram a vila de Monte-Mor, em cujo lugar atualmente existe a Capela e o Cruzeiro construído pelos jesuítas, no século XVII. Apesar de ter sido vila até 1837, Monte-Mor faz parte, hoje do distrito da Vila Regina, Município de Rio Tinto, sendo um importante patrimônio da Paraíba.











A águia que representou a opulência e poderio do III Reich adorna, na Paraíba, a fachada principal da Matriz Santa Rita de Cássia. A figura da Águia situa-se no lado esquerdo da fachada frontal da Igreja, à pequena altura da calçada. È formada em alto relevo por tijolos aparentes que sobressaem das paredes de todo o templo.












  
Fonte: Rio Tinto PB
06.05.2007