Palestrantes

HENRIQUE ELIAS PESSOA GUTIERRES
Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Licenciamento Ambiental pela Universidade Gama Filho, Mestre em Geografia (Linha de Pesquisa: Gestão do Território e Análise Geoambiental) e Graduando em Geografia (Licenciatura), ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, atua como Geógrafo (servidor técnico-administrativo de nível superior) na Universidade Federal da Paraíba (Campus João Pessoa) e representante do CREA como Conselheiro no Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Paraíba (COPAM-PB).


JANAINA BARBOSA DA SILVA
É professora Assistente na Universidade Federal de Campina Grande na Unidade Acadêmica de História e Geografia no curso de Geografia na área de Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.É coordenadora do Laboratório de Cartografia Digital, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto-LABINFO da UFCG. Possui graduação em Geografia (2003) e mestrado em Geografia (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco. É doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008-2012). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Biogeografia, Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, estuário, manguezal, impactos ambientais e degradação ambiental.

JAIR AZEVEDO
Zootecnista formado pelo Centro de Ciências Agrárias da UFPB - Campus de Areia, especialista em Ciências Ambientais formado pelo Cintep-PB, graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFPB Virtual Pólo do Conde. Taxidermista formado pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio-PR. Zootecnista e Taxidermista do Centro de Estudos e Práticas Ambientais-CEPAM, da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Especialista em Ciencias Ambientais e autor do livro: Crocodilianos: Biologia, manejo e conservação.


MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica e Geofísica pela UFRN. É Professor Adjunto I do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geologia de Campo, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. As áreas de pesquisa atuais incluem o Magmatismo Ediacarano a Cambriano do Domínio Rio Grande do Norte e o Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar


MICHELINE DE AZEVEDO LIMA
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba - áreas Farmacologia e Farmacoquímica (1998) e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba - área Farmacoquímica (2004). Avaliadora Institucional e de Cursos Superiores do INEP. Elaboradora e Revisora de Itens do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho (ENADE), INEP. Revisora de vários Jornais e Periódicos Nacionais e Internacionais. Tem atuação no campo da Biofísica e Bioquímica pela Universidade da California em Los Angeles desde 2005 e experiência na área de Produtos Naturais com ênfase em Química de Produtos Naturais desde 1991. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Engenharia e Meio ambiente do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV - Litoral Norte, onde leciona Bioquímica e Biologia Celular.


NEIMAR MARCOS (Marcos Ninguém)
Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2006), foi coordenador do Departamento de Permacultura e Design de Ecovilas na Eco-vila itinerante Caravana Internacional arco-íris por la Paz (México), Educador Ambiental no Centro Ecopedagógico Bicho do Mato (Recife), e Coordenador Geral da Estação de Permacultura Aldeia 2012 (Goiás). Marcos Ninguém tem realizado pesquisas, proferido palestras e ministrado cursos de Permacultura, Design de Ecovilas e Sustentabilidade para ONG’s, Escolas , Institutos e Universidades públicas e privadas em vários estados do Brasil.


PEDRO ROGÉRIO ROCHA
Possui graduação em Engenharia Ambiental, curso que obteve o prêmio de mérito estudantil, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) em colaboração com a Universidade do Algarve (Portugal), especialista em Gerência de Projetos. Tem desenvolvido pesquisas na linha de construções sustentáveis e desenvolvimento urbano regional juntamente com o professor Dr. Marcus Polette. Com destaque para pesquisa na linha de gestão ambiental realizada na Ilha da Trindade (ES) junto a Marinha do Brasil. Sócio/Diretor da Ecolibra Engenharia, Projetos e Sustentabilidade, possui experiência em estudos ambientais, processos de licenciamento ambiental no Brasil e no Exterior e outros tópicos relativos ao mercado de serviços ambientais.


RICARDO AMBRÓSIO SOARES DE PONTES
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e mestrado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é pesquisador do Jardim Botânico de João Pessoa e do projeto Floresta Atlântica Nordeste, do New York Botanical Garden, Associação Plantas do Nordeste e UFPB. Tem experiência em manuseio de coleções científicas. Atua na área de Botânica Sistemática, com ênfase em Florística e taxonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bromeliaceae, Acanthaceae, Mata Atlântica e Caatinga.