sábado, 5 de novembro de 2011

Palestrantes confirmados

HENRIQUE ELIAS PESSOA GUTIERRES
Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Licenciamento Ambiental pela Universidade Gama Filho, Mestre em Geografia (Linha de Pesquisa: Gestão do Território e Análise Geoambiental) e Graduando em Geografia (Licenciatura), ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, atua como Geógrafo (servidor técnico-administrativo de nível superior) na Universidade Federal da Paraíba (Campus João Pessoa) e representante do CREA como Conselheiro no Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Paraíba (COPAM-PB).


JANAINA BARBOSA DA SILVA
É professora Assistente na Universidade Federal de Campina Grande na Unidade Acadêmica de História e Geografia no curso de Geografia na área de Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.É coordenadora do Laboratório de Cartografia Digital, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto-LABINFO da UFCG. Possui graduação em Geografia (2003) e mestrado em Geografia (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco. É doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008-2012). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Biogeografia, Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, estuário, manguezal, impactos ambientais e degradação ambiental.

JAIR AZEVEDO
Zootecnista e Taxidermista do Centro de Estudos e Práticas Ambientais-CEPAM, da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Especialista em Ciencias Ambientais e autor do livro: Crocodilianos: Biologia, manejo e conservação.
Zootecnista formado pelo Centro de Ciências Agrárias da UFPB - Campus de Areia, especialista em Ciências Ambientais formado pelo Cintep-PB, graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFPB Virtual Pólo do Conde. Taxidermista formado pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio-PR.

MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica e Geofísica pela UFRN. É Professor Adjunto I do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geologia de Campo, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. As áreas de pesquisa atuais incluem o Magmatismo Ediacarano a Cambriano do Domínio Rio Grande do Norte e o Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar


MICHELINE DE AZEVEDO LIMA
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba - áreas Farmacologia e Farmacoquímica (1998) e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba - área Farmacoquímica (2004). Avaliadora Institucional e de Cursos Superiores do INEP. Elaboradora e Revisora de Itens do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho (ENADE), INEP. Revisora de vários Jornais e Periódicos Nacionais e Internacionais. Tem atuação no campo da Biofísica e Bioquímica pela Universidade da California em Los Angeles desde 2005 e experiência na área de Produtos Naturais com ênfase em Química de Produtos Naturais desde 1991. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Engenharia e Meio ambiente do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV - Litoral Norte, onde leciona Bioquímica e Biologia Celular.


NEIMAR MARCOS (Marcos Ninguém)
Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2006), foi coordenador do Departamento de Permacultura e Design de Ecovilas na Eco-vila itinerante Caravana Internacional arco-íris por la Paz (México), Educador Ambiental no Centro Ecopedagógico Bicho do Mato (Recife), e Coordenador Geral da Estação de Permacultura Aldeia 2012 (Goiás). Marcos Ninguém tem realizado pesquisas, proferido palestras e ministrado cursos de Permacultura, Design de Ecovilas e Sustentabilidade para ONG’s, Escolas , Institutos e Universidades públicas e privadas em vários estados do Brasil.


RICARDO AMBRÓSIO SOARES DE PONTES
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e mestrado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é pesquisador do Jardim Botânico de João Pessoa e do projeto Floresta Atlântica Nordeste, do New York Botanical Garden, Associação Plantas do Nordeste e UFPB. Tem experiência em manuseio de coleções científicas. Atua na área de Botânica Sistemática, com ênfase em Florística e taxonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bromeliaceae, Acanthaceae, Mata Atlântica e Caatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário